top of page

História do A.A

Alcoólicos Anônimos no Piaui

  No final do ano de 1975, encontravam-se internado no Hospital Psiquiátrico Sanatório Meduna de Teresina, diversos pacientes com problemas de alcoolismo.


  Um dos médicos do quadro de saúde daquele manicômio conheceu Alcoólicos Anônimos em são Paulo e ao regressa a Teresina, reuniu os pacientes alcoólicos ali internados e falou de um novo métodos de recuperação do alcoolismo oportunidade em que alguns manifestaram interesse.


  O paciente Manoel F. indagou do medico, Dr. Marcelo de Melo Machado Lopes, como poderia ser iniciado o movimento ao que o psiquiatra respondeu-lhe que escrevesse para São Paul pedindo informações a respeito, prontificando-se a redigir a correspondência para o Centro de Distribuição de Literaturas A. A. para o Brasil (CLAAB), sendo a mesma assinada por Manoel F..
A partir deste momento, precederam-se reuniões de com a participação de conjunta de médicos e pacientes no recinto do Sanatório Meduna, até que a formação do Grupo 16 de Agosto de Alcoólicos Anônimos no dia 16 de março de 1976, com a presença dos companheiros Manoel F., Antonio E. Quirino, João P., Jesus e Geraldo I.


  A denominação Grupo 16 de Agosto de Alcoólicos Anônimos surgiu em homenagem à data de aniversário de Teresina, com reuniões às Terças e Quintas-Feiras, às 9:00 horas da manhã. Posteriormente, o Grupo passou a realizar suas reuniões também à noite, quando a Administração do Hospital verificou que alguns pacientes internos aproveitavam a oportunidade para burlarem a vigilância e fugiam, obrigando o Grupo 16 de A. A. a interromper suas reuniões por pequeno período.


  O grupo 16 de Agosto de Alcoólicos Anônimos funcionou no sanatório Meduna até o final de 1977, quando foi transferido para o Centro Social Urbano (CSU) do Conjunto Parque Piauí, onde permaneceu até Janeiro de 2010, e atualmente encontra-se funcionando às Quintas-Feiras às 19:00 horas e aos Domingos às 10:00 horas no Auditório São João Batista ao lado a Igreja São João Evangelista no conjunto Parque Piauí.


  Os AA do Piauí registram a sua gratidão pela colaboração dos médicos do Hospital Meduna, Doutores: Marcelo de Melo Machado Lopes, Miriam Rego, Anfrísio Neto, José Ferry, Mardônio Sousa, Carlos Araujo e Wilson Freitas, este Diretor do hospital, no surgimento de Alcoólicos Anônimos no estado do Piauí. José do E., piauiense que residia em Recife/PE, havia ingressado no Grupo Gerônimo de Alcoólicos Anônimos e ao retornar a Teresina em 1977, interrompeu sua recuperação e foi internado no Sanatório Meduna, onde conheceu e participou das reuniões do Grupo 16 de Agosto de A. A..


  Ao receber alta, José do E., idealizou a formação de um Grupo aberto à comunidade e que também oferecesse condições para os membros que recebiam alta a continuarem a sua recuperação.


  Inicialmente, foram realizadas reuniões na residência da genitora de José do E., situada à Av. Campos Sales, até que conseguiram com a Arquidiocese de Teresina uma sala no edifício Paulo VI, na rua Desembargador Freitas, 1599.


  No dia 29 de julho de 1977 foi formado o Grupo Solidariedade Humana de Alcoólicos Anônimos, com a presença inicial de sete membros: Manoel F., Paulo P., José do E., Nurismande A., Antonio P., Raimundo F. e Geraldo I., com reuniões às Segundas-Feiras, às Quartas-Feiras e aos Sábados às 20:00 horas, onde funcionou até 1993, mudando-se para a rua Coelho Rodrigues, no centro de Teresina e atualmente encontra-se numa sala do Convento dos Capuchinhos, Praça da Liberdade, próximo à Igreja de São Benedito.


  No interior do Estado, o primeiro grupo de AA formado foi o Grupo São José dos Altos na cidade de Altos, em 26/01/1978, anos depois a mensagem chega à cidade de Picos onde formou-se o Grupo Primeiro de Junho de AA em 01/06/1980, passados alguns anos esta mensagem chega à cidade de Floriano e foi formado o Grupo Florianense de AA em 26/11/1983 e .

 

O ESCRITÓRIO

 


  O Escritório de Serviços de Alcoólicos Anônimos no Piauí, ESAA/Pi .


  A idéia de instituição de um Escritório de Alcoólicos Anônimos no Piauí surgiu de um grupo de companheiros que integravam os Grupos de A. A. em funcionamento. Para esse fim foi alugada uma sala na Rua Riachuelo, nº 58-N, onde ali no dia 29 de Julho de 1978, ocorreu a reunião visando a formação da primeira diretoria do Escritório. O órgão de serviço foi denominado de Escritório de Serviços de Alcoólicos Anônimos no Piauí/ESAA-PI. A composição da primeira administração do Escritório foi por aclamação, para os seguintes encargos Presidente: Vice-Presidente: Secretário : Tesoureiro: Para trabalhar no ESAA-PI, foi indicado um Companheiro voluntário, Daí por diante o Escritório passou a funcionar com suas portas abertas no horário comercial . A aquisição da caixa postal nº 267, telefone, mesa e cadeiras foram frutos de doações VOLUNTÁRIAS de companheiros. Prestando serviços de informação à Irmandade e à sociedade piauiense, o Escritório ao manter correspondência com Organismo de A. A. . no caso o CLAAB, Centro, de Distribuição de Literaturas de A. A. para o Brasil informou o cadastramento do ESAA-PI no dia 12 de Outubro de 1978. Com o decorrer dos anos o Escritório teve uma nova denominação passando para Central de Serviços de Alcoólicos Anônimos no Piauí, CENSAA-PI. Com a revisão e aprovação do novo Manual de Serviços em 2000 a CENSAA, passou ter uma nova denominação, agora Escritório de Serviços Locais-Sede (ESL).

 


A ÁREA – 15

 


FORMAÇÃO DA ESTRUTURA DA ÁREA DO PIAUÍ


  Dezembro de 1981, foi realizada uma reunião para discutir a formação do Comitê de Área do Piauí. Nesta reunião foram constituídos em caráter experimental os Comitês de Distrito I e II. E indicado dois companheiros o Distrito I e Distrito II respectivamente Nesta reunião dois companheiros, foram indicados para irem a Fortaleza – CE para se inteirarem sobre a maneira de se organizar e formar o Comitê de Área , uma vez que esta estrutura estava sendo implantada no Estado do Ceará. No período do carnaval de 1987, os companheiros viajaram com destino a Fortaleza e ao retornarem a Teresina, em uma reunião realizada em Março do mesmo ano, fizeram a exposição e comentários a respeito do assunto tratado em Fortaleza. Nesta reunião um companheiro falou que em uma reunião não daria tempo para se discutir e aprovar a formação do Comitê de Área, propôs que se realizasse uma Assembléia /Grupo de Trabalho. A proposta foi aceita então marcaram a data de 02 de Maio de 1987 e o local a Escola Técnica Federal do Piauí. A Assembléia /Grupo de Trabalho, durante o dia houve vários debates e finalmente na mesma data 02 de Maio de 1987 estava aprovado a formação do Comitê de Área do Piauí, com a formação de mais dois distritos o III e o IV. A seguir os companheiros ali reunidos trataram da composição da coordenação da Área, no momento foram indicados companheiros, para Coordenador: Secretário: e Tesoureiro: e assim ficou formado a estrutura de Área do Piauí. No período de 16 a 31 de Maio de 1987, os integrantes da Área encetaram viagens ao interior do Estado para formar os seguintes, Comitês de Distrito: V Com sede na cidade de Floriano-Pi, Comitê de Distrito VI sediado na cidade de Parnaíba-Pi e Comitê de Distrito VII: sediado na cidade de Picos/Pi. Com a formação desses Comitês de Distrito, a Área do Piauí ficou integrada por sete Comitês de Distritos.


ATUALMENTE,​

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS – ÁREA 15

Escritório de Serviços Locais – ESL

Rua Rui Barbosa N° 686 Centro/Norte - Teresina, PI - 64.000-090

Tel: (86) 3221-8112

Website: www.aapiaui.org.br

email: cai@aapiaui.org.br

Quantidade de ESLs: 02

Quantidade de Setores: 01

Quantidade de Grupos: 120

Obs: O Comitê de Área 15  conta com 11 Grupos que funcionam no estado do Maranhão distribuídos em seis cidades.

bottom of page